sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A terceira carta!



"Podemos facilmente perdoar
uma criança que tem medo do escuro;
a real tragédia da vida é quando
os homens têm medo da luz."

Platão


Affonso, obrigado! Fiquei grato e comovido pela publicação de minha carta em seu blog!

Com a tragédia sempre vem a lição, já sabemos disso, mas vejo que esta me direciona para uma missão.

Nos meus primeiros desabafos, sem querer, acabei levantando questões. Coisas que já ruminava interiormente, que afetam muitos, mas que não tinham nenhum destaque. O problema das drogas ilegais já estava aí, em aberto, mal discutido e sem nenhuma solução efetiva por parte das autoridades deste país. Tivemos agora o episódio da gripe suína e todo o país se mobilizou, mas isso é fichinha comparado ao problema do crack e da cocaína. Na questão do cigarro vejo que as medidas são efetivas e estamos evoluindo (ainda não consegui chegar lá, mas vou parar). Mas a discussão do álcool não existe. Ou melhor, existem coisas assim: Se beber não dirija – traduzindo: beba livremente quando não dirigir. Tem gente que só usa táxi, agora!

É neste ponto, o álcool, droga pesada lícita, que acredito ter levantado uma bandeira objetiva. As pessoas estão se drogando cada vez mais e novos consumidores estão sendo treinados ou aliciados, as crianças e adolescentes principalmente. Mesmo com todos sabendo que o álcool vem produzindo milhares de mortes ao longo de décadas, principalmente no trânsito, mas não só nele.

Quando escuto coisas deste tipo: “Tirei ótimas férias, fiquei tomando minha cervejinha na praia”... – traduzindo: fiquei me drogando na praia; “A festa de aniversário (ou o churrasco) estava ótima, cerveja foi o que não faltou”... – traduzindo: droga foi o que não faltou. Sei que outra pessoa ao ler esse trecho vai dizer que estou exagerando, mas as bebidas alcoólicas são drogas que atingem o sistema nervoso e isso não se pode negar. O cigarro também é uma droga, mas que não embriaga.

Estou dizendo isto tudo, como introdução, porque reparei que esta semana, exceto nos programas ao vivo, toda vez que falei das propagandas de bebidas alcoólicas, que deveriam ser proibidas, cortavam essa parte. Da mesma forma quando falava que em outros países o álcool só era permitido para maiores de 21, e que a polícia encarava essa proibição com seriedade, reprimindo-a, também não aparecia. Ainda bem que não falei que deveriam colocar nos rótulos das bebidas fotos de bêbados (drogados) na sarjeta, batendo na mulher, provocando acidentes fatais ou no leito de morte por cirrose. Se falasse, além de não aparecer, corria o risco de apanhar.

Affonso, meu amigo, pessoa a quem bato palmas pela trajetória de vida, eu conheci muita gente nesses 10 anos do Alma de Poeta, mas a grande maioria são pessoas que não tem voz ativa na mídia. Esses amigos, maravilhosos, estão fazendo uma grande corrente, utilizando suas redes de contatos para divulgar a manifestação pacífica que estou convocando para o próximo domingo. Este ato não se restringe a falar do álcool, do crack e demais drogas, mas é um grito contra a falsidade e a desumanidade, “Chega de Hipocrisia!” O poder econômico dos grandes grupos não pode estar acima das pessoas comuns, ditando leis, como essa que oferece 15 dias por ano de internação para drogados e doentes mentais, nos planos de saúde. Muito menos no caso da liberdade da indústria da bebida em seduzir uma legião imensa para suas garras. E o que vemos no dia-a-dia, o poder econômico de grandes grupos influindo na política. Repare que os casos de corrupção nunca acabam, só crescem. Nosso povo não gosta disso, mas a cada eleição é seduzido pela força do dinheiro e acaba elegendo novamente, em grande número, aqueles mesmos que vão meter a mão no seu bolso, que são muito competentes em suas carreiras, mas não conseguem resolver problemas básicos que afligem à população.

Resumindo, o poder econômico, usado de forma criminosa, nos levando a uma sociedade hipócrita.

Gostaria de ver neste dia uma legião de indignados, que não aguenta mais tanto desmando, e também os vários grupos que lutam isoladamente em defesa da sociedade, da ecologia e do bem.

Por isso esta nova carta, dirigida a uma pessoa que tem respeito e reconhecimento público, para que você, meu amigo, possa repassá-la através de sua credibilidade a todos seus contatos que têm alguma voz atuante na sociedade e algum espaço na mídia.

Sei que esta é a luta de um cidadão comum (que teve sua voz ouvida em função de uma desgraça pessoal, que afetou vidas e comoveu o Brasil) contra forças poderosas que impedem a justiça e a verdadeira democracia em nosso país. Sozinho não sou ninguém, mas se este grito se intensificar e nossa sociedade abraçá-lo, poderemos voltar a olhar com bons olhos para o futuro e até sonhar com um país melhor, mais fraterno e humano.

Você, meu poeta querido, está convidado, dia 8, domingo próximo, no posto 6 em Copacabana, com concentração às 14 horas. E o convite, claro, é extensivo a todos que não suportam mais a Hipocrisia que vivemos. Espero ver por lá muitas faixas, cada uma com seu grito próprio. E também que a segurança dos manifestantes seja garantida pela Prefeitura do Rio.

Obrigado por sua atenção!

Abraço, poesia e muita luz,

Luiz Fernando Prôa
www.almadepoeta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer mensagem ofensiva, que demonstre preconceito ou ignorância sobre o assunto tratado, não será aceita.
O objetivo aqui é fazer crescer o debate e unir forças. Peço então bom senso a todos que aqui postarem.
Obrigado, Luiz Fernando Prôa