domingo, 15 de novembro de 2009

A importância do grito Chega de Hipocrisia!


Gean Queiroz Clique: LFP

Nos últimos dias estive construindo a página no site e este blog, buscando dar visibilidade ao grito Chega de Hipocrisia! E nestes mesmos dias percebi o quanto ele é essencial. Um dos pontos importantes que focamos, em cima do qual iniciamos esta luta, é exatamente o esforço para retirar a propaganda de bebidas alcoólicas dos olhos e ouvidos de nossas crianças e jovens. Um adulto, com sua maturidade e informação, pode decidir que rumo tomar em sua vida. Contudo esperar que mentes em formação, massacradas pela lavagem cerebral de maciça propaganda, não sejam influenciadas e se transformem em lucro financeiro futuro das indústrias de bebidas é querer tampar o sol com uma agulha ou então pura hipocrisia.

Vejam com que me deparei nestes últimos 3 dias. Na quinta soube que a Copa terá um grupo cervejeiro como patrocinador. Na sexta, por curiosidade, recebi um e-mail e fui até o link sugerido, Prêmio Congresso em Foco. Ali se vota para escolher os melhores parlamentares do ano. Até aí nenhum problema, mas quando vi o patrocínio, Ambev (multinacional cervejeira) e Petrobras... No sábado só me restava relaxar após o almoço. Liguei a tevê para ver o jogo do Brasil, e quem estava lá além do Kaká e outros craques? O patrocinador, que não preciso dizer de qual indústria, pagando para vermos um ídolo do futebol bater no peito, enquanto a tradicional musiquinha tocava: eu sou bra...

Em falar em craque, que tal algum atleta bem intencionado, fazer uma campanha valorizando o craque que encanta, no lugar do crack que destrói, como bem disse meu amigo Sagara. Estaria prestando um grande serviço à nação.

Voltando à tevê: Desliguei-a após o comercial. Agora programa com propaganda de bebida na mesma hora eu desligo a telinha. Esse é meu protesto pessoal!

Como falei no início, a cada dia venho percebendo o quanto é essencial lutarmos contra esse surto de hipocrisia. De um lado os traficantes armados cuidando dos consumidores de drogas ilegais, quando deveria ser o governo e a sociedade a cuidar deles. De outro lado vemos a força de uma indústria bilionária com sua arma, o dinheiro. Manipulando através da propaganda toda uma geração de consumidores dessa droga pesada que é o álcool. Que destrói há décadas inúmeras vidas, diretas e indiretas, e é uma porta de entrada para o mundo das drogas ilegais, como se sabe, mas é legal. Melhor dizendo, lícita.

Não deixem de dar uma passada na página do Chega de Hipocrisia. Lá você pode ver algumas fotos da caminhada, ler depoimentos de famílias vítimas do crack e textos sobre drogas legais e ilegais, para se manter informado.

O link da página:
http://www.almadepoeta.com/chega_de_hipocrisia.htm

Sei que esses assuntos de drogas, de mobilização da sociedade é uma coisa muito desagradável e chata. Mas estar bem informado é importante. Estamos travando uma guerra que cada vez invade mais lares: ou nos unimos ou continuaremos chorando nossos mortos e a cada dia mais lágrimas serão derramadas.

Continuo achando que submarino nuclear e jatos sofisticados não poderão ser usados nessa guerra que vivemos. Que tal esses bilhões de dólares que serão gastos serem usados a favor da sociedade. 100 milhões, como falaram, é muito pouco para o tamanho do estrago.


Luiz Fernando Prôa

3 comentários:

  1. Sou totalmente contra artistas e personalidades fazerem propagandas de bebidas(até mesmo coca-cola!!!). Essas pessoas sabem o poder de influencia que têm.

    abraço,
    flávia

    ResponderExcluir
  2. OLÁ AMIGOS COMO SEMPRE ENGAJADA EM CAMPANHAS QUE VISEM A MELHORIA DA CONDIÇÃO DO CIDADÃO COMO TOTAL.........NÃO COMO PARCIALMENTE CIDADÃO, ESSE NÃO EXISTE, COMO NÃO EXISTE MEIO GRAVIDA.
    OK! VCS VÃO PARA PARADA GAY..... PASSEATA POR BALA PERDIDA..ETC...ETC...VAMOS NESSA TB. TDS ESTAMOS NO MESMO SACO DE MERDA. SIM POIS O MAL CHEIRO NÃO FICA NOS MORROS, ELE DESCE E INUNDA O ASFALTO, E TUDO SE MISTURA, E TUDO SE TORNA UM SÓ.
    SOMOS TODOS UM,,, DA FAVELA AOS MAIS LUXUOSOS APARTAMENTOS.
    HOJE PODEMOS NÃO TER FILHOS, NETOS NESSA SITUAÇÃO MAS O AMANHÃ É UMA INCÓGNITA. ENTÃO VAMOS AGORA PELOS PAIS, AVÓS E FAMILIARES EM GERAL QUE SE ENCONTRAM MERGULHADOS NESSE PROFUNDO DESESPERO...ENCONTRAR UMA SAÍDA.
    SOZINHO, É REALMENTE MUITO DIFÍCIL, POR ISSO A UNIÃO E O OMBRO DE TODOS É IMPORTANTE NESSE MOMENTO. JUNTOS AS SOLUÇÕES SÃO MAIS FACILMENTE ENCONTRADAS E A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE AS PESSOAS DIRETAMENTE ENVOLVIDAS É DE TOTAL IMPORTÂNCIA.
    COPACABANA SEMPRE FOI O LOCAL ONDE A FORÇA DA VOZ DO POVO SE FAZ OUVIR COM MAIS FULGOR, TALVEZ AJUDADA PELA MÁGICA PRESENÇA DAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES, SEJAM RELIGIOSAS, DE RAÇA, OU SOCIAIS, QUE SE INTEGRAM NUM SÓ CLAMOR POR TODAS AS CAUSAS DE INTERÊSSE COMUM QUE O POVO LUTA POR CONSEGUIR.
    UM POR TODOS TODOS POR UM...NOS TORNAMOS MOSQUETEIROS QUANDO A CAUSA É JUSTA.
    ABÇ
    ANAPORTUGAL
    Bjsmil

    ResponderExcluir
  3. _ ainda somos ,os bobos da corte do português que nos pariu..._


    vozes ecoam , peitos estufam-se, passistas sambam pela avenida, a cuíca repica pelos morros, até mesmo o bêbado lá do planalto se vangloria, porque “somos o povo mais feliz do planeta”.
    macabra essa nossa felicidade porque editada em retratos fúnebres, de um povo que agoniza dia a dia, porque vivemos a morte em efígie escrita nas letras do sangue de nossos irmãos, amigos, filhos, respingado em nossas almas, já vencidas.

    ainda assim há quem acredite em tal apologia, seja por olhares cegos, seja pela alienação, ou porque a dor mora ao lado, ainda não sabe ou esqueceu de seus endereços, e assim como o louco da corte, perdem vistas da realidade, olhos embaçados por destilados e fermentados, e seguem etilicamente felizes.

    somos felizes por que:

    - a guerra urbana, do oiapoque ao chui, entre bandidos e policia se agiganta a cada dia?



    - as estáticas de inocentes assassinados batem a média diária de 40 vítimas dia?



    - as balas perdidas rasgam nossos céus, nossos homens, mulheres, jovens, crianças , nossas casas , nossas vidas?



    - aos nossos recém nascidos, seja pela falta de leitos nas unidades neonatais, ou por infecções hospitalares, lhes é negado o direito de existir?



    -eloas, grabielas, gustavos, cleides.. dia sim outros também são assassinados por balas perdidas (?)?



    -nas portas dos hospitais, avolumam-se a cada hora gente de toda parte, morrendo à mingua, enquanto espera por um atendimento que ,se chega, já é tardio?



    -as lucianas, albertos, edsons, mários e marias, alvos de policiais x traficantes, ficarão inertes por tetraplegia enquanto durarem seus dias?



    - o armamento dos bandidos é de primeira linha, com alcance de até 700 metros, e porque lhes apetece mostrar poder, derrubam helicópteros da policia?



    -emprestamos dinheiro ao FMI, que nos sugou ,espremeu e cortou nossa garganta durante décadas?



    - pela copa do mundo e pelas olimpíadas, virem para terras brasilis, e pelos gastos de 30 milhões com infraestruturas, que se tornarão elefantes brancos (tais como as do Pan), desviando verbas da saúde e da educação?



    - somos governados (seja por nossa omissão ou ignorância mesmo) por eficientes quadrilhas?



    - nossos aposentados receberam 3% de reajuste?



    - o turismo sexual alimenta os cofres de nossos empresários, cada vez mais, ano após ano?



    - os pedófilos acham o brasil uma maravilha?



    - a Amazônia continua a ser destruída, apesar da média-mídia, das cristianes torlonis , ambientalistas de ocasião ?



    - a violência contra a mulher e contra o menor, as invasões urbanas, a violência policial, os altos índices de acidentes com vítimas fatais, no trânsito, rebeliões de presos, é o filme brasileiro com maior índice de bilheteria?



    por tantas outras razões similares ,que poderiam aqui ser descritas, é que somos felizes?



    eu não!



    vivemos em estado de agonia, nossos pobres cada vez mais pobres, nossos miseráveis estão ai pelas vielas, becos e ruas, o iraque é aqui, estamos diante os números de uma guerra civil, e eles são obscenos.



    por tudo isso, esse soco na boca do estômago da cidadania e da democracia.



    mas o louco do planalto continua voando pelos ares do mundo a expelir insanidades, a destilar mentiras.



    nós-povo brasileiro, continuamos de olhos vendados, ávidos por espelhinhos, bugigangas e apitos, porque ainda somos os mesmos bobos da corte do português que nos pariu...apesar dessa sofrida e amarga vida severina!



    nanamerij

    ResponderExcluir

Qualquer mensagem ofensiva, que demonstre preconceito ou ignorância sobre o assunto tratado, não será aceita.
O objetivo aqui é fazer crescer o debate e unir forças. Peço então bom senso a todos que aqui postarem.
Obrigado, Luiz Fernando Prôa